COVID-19 FAZ TRÊS VÍTIMAS EM RIO GRANDE NA SEMANA PASSADA

01/29/2024

09:36:00 AM

Rio Grande

Três pessoas faleceram por causa da Covid-19, conforme dados do boletim semanal elaborado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Rio Grande, divulgado nesta sexta-feira (26). Dois óbitos foram registrados na quarta-feira (24) e um na quinta-feira (25). Os casos referem-se a duas mulheres e um homem. Essas pessoas eram idosas, aposentadas e com comorbidades

Por Assessoria

Foto? Divulgação

Com mais três casos, sobe para 734 o número de óbitos no município, desde o começo da pandemia.No boletim, além destes óbitos, mais 18 pessoas aparecem na lista de novos casos de pessoas contaminadas pelo vírus da Covid-19. Atualmente, são 27 pessoas em isolamento pela doença no município. Até esta data, duas pessoas ainda estavam internadas.A Secretaria da Saúde reforça que a vacina continua sendo a melhor forma de prevenção contra a doença juntamente com as medidas de prevenção. As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis em todos os postos de Saúde da rede municipal e são gratuitas.

COVID-19 NO QUADRIMESTRE

Esta semana, a Vigilância Epidemiológica fez uma análise dos dados sobre a Covid-19 no município tendo como base o boletim referente ao último quadrimestre de 2023. Na avaliação, o número de casos da Covid-19 aumentou em 3,4 vezes no mês de outubro em relação ao mês de setembro. Houve aumento, também, em novembro e uma redução de 23,4% em dezembro.

Os dados de Rio Grande não diferem do Estado, do Brasil e do mundo. No quadrimestre, foram contabilizados oito óbitos no município, sendo cinco deles em novembro, quando se registrou o maior número de notificações e casos positivos para a doença. Os óbitos ocorridos em Rio Grande foram em pacientes que apresentavam comorbidades pré-existentes.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, novas variantes circulam e ocasionam ondas com aumento do número de casos. Além disso, há um relaxamento das medidas de prevenção e controle e o esquema vacinal das pessoas fica incompleto. Para a Vigilância, outros fatores contribuem para o aumento de casos no período analisado, quando as pessoas se expõem mais, participam das festas de final de ano, reuniões familiares e veraneio aumentando a transmissibilidade do vírus da Covid-19.

O boletim mensal com dados sobre a Covid-19 do mês de dezembro/2023 apresentado pela Vigilância Epidemiológica do município registra que, desde o começo da pandemia até o final do ano passado, o município recebeu mais de 792 mil doses. Somente em dezembro foram aplicadas 2.994 doses, em várias faixas etárias.



Compartilhe