CASO DE SARAMPO IMPORTADO CONFIRMADO EM RIO GRANDE

01/26/2024

08:14:35 AM

Rio Grande

O caso é de uma criança de 5 anos que já recebeu alta. Todos os familiares e pessoas que tiveram contato foram monitorados pela Secretaria da Saúde, em conjunto com a Vigilância Estadual e o Ministério da Saúde.

Por Assessoria

Foto: Ilustrativa

A Secretaria de Saúde do Rio Grande recebeu, no final da tarde desta quinta-feira (25), um alerta do Governo do Estado confirmando um caso de Sarampo importado no município rio-grandino. O alerta foi repassado à Secretaria da Saúde do município pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), após a confirmação do diagnóstico feito pelo Laboratório Fiocruz, com resultado positivo para a doença.

O caso é de uma criança de 5 anos, sem vacinação prévia contra a doença e procedente de um país asiático com circulação endêmica para Sarampo. A criança chegou ao Brasil no final do ano passado e foi atendida, nos primeiros dias deste ano, na UPA Junção e, posteriormente, internada e mantida em isolamento, no Hospital Universitário da FURG. Após todo o tratamento e acompanhamento, ela recebeu alta e permanece com a família no município. Todos os familiares e outras pessoas que tiveram contato com a criança foram monitoradas neste período.

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria da Saúde, segue monitorando esse caso junto com o CEVS e o Ministério da Saúde, assim como mantém o alerta para atendimentos por febre, exantema e tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, sem identificação de caso suspeito.Conforme nota do CEVS, até o momento, trata-se de um caso importado sem cadeia de transmissão associada.

Compartilhe