Container

Rádio Cultura Riograndina

Endereço: General Osório - Edifício Câmara do Comércio - , 430/Sala 204 - Centro - rio grande - RS - CEP 96.200-400

Telefone: (53) 3232-2303 - Celular: (53) 99164-7867 -

Pelotas

Endereço: - - RS

Telefone: (53) 9165-9164

São José do Norte

Endereço: - - RS

Telefone: (53) 3238-1100

Rio Grande, 23 de Outubro de 2017

Rádio Cultura Riograndina - Rio Grande, Rs.

Está no ar

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Artigos

Romantismo em tempos de guerra

Publicado 04/10/2017

Estamos em guerra. Civil, política, simbólica.

Apesar disso, ou por isso mesmo, tive um intervalo romântico.

 

Melhores do Rei

Como quase todo mundo que tenha em algum momento da vida dançado de rosto colado e, sendo homem, usado cabelos compridos e calça boca de sino, eu sou fã de Roberto Carlos. Não de tudo o que o “rei” fez. Mas de duas partes da sua obra, a da Jovem Guarda e a dos seus clássicos românticos. Imbuído desse espírito de homenagem e de pesquisa minuciosa, escutei 712 músicas cantadas pelo astro e escolhi as melhores. Foi um trabalho insano, prazeroso e inútil, pois a minha lista poderia ter sido elaborada sem ouvir coisa alguma: “Detalhes”, “Como vai você”, “Outra vez”, “Não se esqueça de mim”, “O portão”, “A distância”, “Esta tarde vi chover” e “Jovens tardes de domingo”.

Qualquer conhecedor da obra de Roberto Carlos ou interpretada por ele verá que há um ponto fora da curva na minha relação: “Jovens tardes de domingo”. Sim, é uma canção linda, uma das que mais gosto, eu que sou nostálgico por natureza, mas ela não tem vínculo temático com as outras. As oito primeiras músicas citadas acima cantam um amor perdido. Elas formam um conjunto como se fossem capítulos de uma mesma história. Eis a tese que deveria ser defendida num programa de pós-graduação: Roberto Carlos tem um romance em oito capítulos. Há outros? Sim. Mas estes, na minha modesta e arrogante opinião, são os melhores.

Um fio une todas essas letras embora nem todas levem a assinatura do “rei” e do seu mais fiel parceiro, o “tremendão” Erasmo Carlos. A tese, portanto, é esta: Roberto Carlos soube compor ou escolher um conjunto de composições que choram o desencontro, a ruptura, a saudade, a perda e, no caso de “O portão”, o reencontro depois da longa ausência. Por que então juntar “Jovens tardes de domingo” a esse mosaico? Por admiração. Uma boa tese precisa ter algum furo. Outro problema da minha lista é que ela só tem nove músicas. A tradição das listas manda escolher dez. Concedo: “Cavalgada”. Também conhecida pelas línguas de trapo como “melô da sodomia”. Romantismo erótico. Roberto Carlos tem suas canções picantes e até “moteleiras”.

A grande dificuldade é saber dentre as oito conjugadas qual é a mais arrasadora. “Detalhes” parece ser a mais conhecida ou ouvida entre elas. Cada uma dessas composições, porém, é uma poesia perfeita na sua simplicidade e doçura. “Esta tarde vi chover” nem brasileira é. Fica bem em espanhol ou em português. Gente sofisticada desdenha um pouco de Roberto Carlos. Eu, que sigo exclusivamente meu ouvido instintivo, gosto cada vez mais dele. Sim, ele fez coisa muito brega. Quem não fez? Eu sou brega. Até Chico Buarque tem coisas bem bregas.

O ponto é outro: meu encantamento com a unidade temática das canções relacionadas aqui como as melhores do “rei”. Creio que isso se chama sensibilidade, imaginário, uma visão das coisas e do amor. Roberto Carlos é mais imortal do que a Academia Brasileira de Letras inteira. As suas mais matadoras canções de amor conseguem ir além da famosa dor-de-cotovelo. Cantam a perda como um achado. O amor é triste e cabe numa frase: “Onde você estiver, não se esqueça de mim”. Caraca!

Leia mais sobre: Artigos

Fonte: Juremir Machado da Silva - Correio do Povo

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Enquete

Você concorda com o fim do auxílio-reclusão e a criação de um benefício para as vítimas dos crimes?

Resultado

Banner1 178x317

Banner7 178x88

Banner5 178x88

Topo 982x346

Banner3 178x88

Banner4 178x88

Banner2 178x88

Banner6 178x88