Container

Rádio Cultura Riograndina

Endereço: General Osório - Edifício Câmara do Comércio - , 430/Sala 204 - Centro - rio grande - RS - CEP 96.200-400

Telefone: (53) 3232-2303 - Celular: (53) 99164-7867 -

Pelotas

Endereço: - - RS

Telefone: (53) 9165-9164

São José do Norte

Endereço: - - RS

Telefone: (53) 3238-1100

Rio Grande, 20 de Maio de 2019

Rádio Cultura Riograndina - Rio Grande, Rs.

Está no ar

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Jornalismo

Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Turismo apresenta gestão

Publicado 29/04/2019

 

Desde janeiro, a comissão tem trabalhado de forma intensa por meio do acompanhamento regular das ações do executivo municipal. O grupo, que tem caráter pluripartidário, é composto pelo presidente, André Lemes (PT), a vice-presidente Professora Denise Marques (PT), a secretária Laura Fagundes – Laurinha (MDB) e os dois membros, Jair Rizzo (PSB) e André de Sá – Batatinha (PSD).

 

Nesses primeiros meses, o foco esteve na área de saúde, devido aos problemas financeiros enfrentados pela Santa Casa de Rio Grande. A comissão assumiu a responsabilidade de lutar pela preservação do funcionamento do hospital, principalmente, pelo atendimento de média e alta complexidade. Além da inegável importância para a cidade, o complexo hospitalar recebe pacientes de mais 22 municípios da região.

 

Em reunião com a administração ainda em janeiro, os vereadores foram informados que o hospital possuía um passivo de 300 milhões de reais. A maior parte da dívida era proveniente de retenções previdenciárias e de FGTS, além de empréstimos e financiamentos contraídos em instituições financeiras. Junto ao Sindicato dos empregados em estabelecimentos de serviços de saúde de Rio Grande (SindSaúde), o grupo discutiu a situação da remuneração dos funcionários da entidade. Na oportunidade, comprometeu-se em monitorar o cumprimento dos direitos trabalhistas junto à gestão.

 

A aproximação foi feita, também, com o governo do estado. Entre as pautas, os vereadores cobraram a liberação dos recursos em atraso e a renovação do contrato com o SUS. O colegiado, em contato direto com o Ministério Público Estadual, acompanha, ainda, os inquéritos civis que envolvem o hospital. Um deles é o que questiona o contrato de arrendamento do complexo hospitalar – que soma mais de R$ 66 milhões de reais – assinado em novembro passado entre a Associação de Caridade Santa Casa e o Instituto Viva Mais, liderado pelo empresário Ruy Muniz.

 

Os secretários de saúde, educação, assistência social, cultura e turismo apresentaram um balanço das atividades que vem sendo desenvolvidas em suas respectivas pastas. Os encontros servem para dar publicidade aos temas, além de serem mecanismo de acompanhamento do trabalho desenvolvido pela prefeitura. Por meio dessa aproximação, o legislativo pretende abrir um canal permanente de diálogo com a administração, a fim de colaborar ativamente na construção das políticas públicas em Rio Grande.

 

A comissão de saúde, educação, assistência social, cultura e turismo da Câmara Municipal se reúne sempre na primeira terça-feira de cada mês.

 

 

 

Leia mais sobre: Jornalismo

Fonte: Câmara de Vereadores

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Enquete

Você concorda com o fim do auxílio-reclusão e a criação de um benefício para as vítimas dos crimes?

Resultado

Banner1 178x317

Banner7 178x88

Banner5 178x88

Topo 982x346

Banner3 178x88

Banner4 178x88

Banner2 178x88

Banner6 178x88