Container

Rádio Cultura Riograndina

Endereço: General Osório - Edifício Câmara do Comércio - , 430/Sala 204 - Centro - rio grande - RS - CEP 96.200-400

Telefone: (53) 3232-2303 - Celular: (53) 99164-7867 -

Pelotas

Endereço: - - RS

Telefone: (53) 9165-9164

São José do Norte

Endereço: - - RS

Telefone: (53) 3238-1100

Rio Grande, 22 de Março de 2019

Rádio Cultura Riograndina - Rio Grande, Rs.

Está no ar

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Notícias

Abertas ações do programa "Ronda Escolar Integrada" 2019

Publicado 26/02/2019

Desde segunda-feira (25), o Executivo Municipal, juntamente com a Brigada Militar, dá início às ações do programa Ronda Escolar Integrada (Rondei) que serão voltadas para o ano letivo 2019.

O Rondei é um programa que propõe ir além da presença de agentes de segurança em frente às instituições de ensino. Com a ideia de criar vínculos e fortificar os laços de aproximação com a comunidade escolar, o projeto é desenvolvido desde 2017 de forma conjunta entre Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Polícia Militar, por meio do 6ºBPM.

As ações que compõem o programa são planejadas a partir da proposta de realização de visitações, palestras, rondas internas, externas e demais atividades que foquem na prevenção do uso de álcool e drogas, dicas de segurança pessoal e coletiva, da educação para o trânsito e outros aspectos que somem à boa convivência e preservação do ambiente escolar. As rondas são efetuadas através de um sistema de rodízio que contempla tanto escolas municipais, quanto as estaduais e particulares.

Na última semana, o superintendente de Segurança e Proteção Social, Fernando Souza Pereira, os servidores Silvia Lopes e João Carlos Rodrigues, da Guarda Municipal, e o Agente de Trânsito, Tiago Maio, estiveram reunidos com o Capitão Daniel Felipe Simon e os Sargentos Moises Pestana Zanela e José Carlos da Silva Lima, da Brigada Militar, numa conversa sobre o desenvolvimento das atividades do Rondei, a fim de alinhar as ações que serão exercidas nesse ano.

Durante a reunião, foi dado um breve panorama da situação de algumas escolas e discutido o modo de implementação do trabalho nessas instituições. De acordo com o superintendente de Segurança e Proteção Social, Fernando Souza Pereira, o programa de ações do RONDEI em 2019 inicia nesta segunda-feira (25), mas ainda será lançado oficialmente num encontro previsto para março, o qual reunirá a comunidade escolar, Executivo Municipal e Brigada Militar.

A proposta do encontro é apresentar aos pais e professores o efetivo que vai trabalhar diretamente nas escolas e o novo formato do programa, que conta com algumas mudanças operacionais. Entre as alterações estão a intensificação e inclusão de atividades educativas organizadas e ministradas por Guardas Municipais. São ações e palestras que tratarão de assuntos como civismo, cidadania, inclusão social, pertencimento, drogadição, dicas de segurança pessoal, etc.

 

Ao falar sobre a proposta de reformulação destas atividades, Fernando destacou que foram selecionados servidores da Guarda que já possuem alguma formação voltada para a área do ensino. Segundo ele, uma apostila que norteará as ações educativas do RondeiI está sendo elaborada por esse grupo de servidores da Guardas que atuam no projeto social e revisada pela Secretaria de Município da Educação (SMEd), que também analisa incluir as referidas atividades no calendário anual escolar.

 

Fonte: Prefeitura Municipal

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Enquete

Você concorda com o fim do auxílio-reclusão e a criação de um benefício para as vítimas dos crimes?

Resultado

Banner1 178x317

Banner7 178x88

Banner5 178x88

Topo 982x346

Banner3 178x88

Banner4 178x88

Banner2 178x88

Banner6 178x88